quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dupla jornada

(Publicado nesta quarta-feira, 16/11, no Jornal de Londrina)


Moitinha, Bracciola e Luís César já tinham esgotado o repertório pró e contra o pênalti sobre Ronaldo – sem, evidentemente, chegar a qualquer consenso sobre o lance que definiu a vitória sobre o Cruzeiro e pôs o Corinthians na liderança do Brasileirão – quando alguém passou rente à mesa deles esfregando as mãos. O sujeito transpirava expectativa.

“É amanhã, é amanhã”, repetia o cidadão, agora já de cotovelo fincado no balcão, enquanto Tio Mário, com aquele jeito sempre desconfiado, dirigia-se ao freezer para servir uma gelada ao freguês. “É amanhã que o bicho vai pegar, meu bom Mário”, complementou, dirigindo-se ao dono do Bar Celestial e, ao mesmo tempo, atiçando a curiosidade ao redor.

Na mesa dos três diabinhos, a aposta passou a ser que assunto seria aquele que, ontem à noite, deixara o sujeito tão pilhado em relação a esta quarta-feira de meu Deus. “Goiás x Palmeiras, claro!”, arriscou Bracciola, para o consentimento surdo dos outros dois.

A partir daí, a semifinal da Copa Sul-Americana dominou o converseiro. Na opinião de Luís César, o Goiás fará, em casa, um resultado tão elástico que até dispensaria o jogo de volta. “Vocês andam tremendo no Serra Dourada”, afirmou, lembrando dos últimos fracassos palmeirenses na capital goiana.

“Que tremedeira o que...”, reagiu Bracciola. “Com o Felipão não tem dessa não”, ele estufou. “Vamos eliminar os caras e deixar eles brabos para tirar o título do Curíntia”, acrescentou, se referindo à última rodada do Brasileiro, quando o Timão visita o Goiás. “Já esqueceu de 2007?”, cutucou o palmeirense, ressuscitando o rebaixamento corintiano.

Os três amigos estavam no auge das provocações quando, de saída, o sujeito que atiçara a curiosidade deles comentou com o pessoal da mesa ao lado: “Passa lá no barraco, tigrada, pra gente ver Neymar e Ronaldinho”.

Foi daí que, entretidos com o pênalti no Gordo e o jogo do Parmera, os três amigos se tocaram de que, às três da tarde, direto do Catar, que anda querendo sediar o Mundial de 2022, tem Argentina x Brasil. Depois de alguns segundos de silêncio sepulcral, a turminha acordou do transe.

– Lá em casa?

– E o Bar Brasil?

– Será que abre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário