sábado, 10 de setembro de 2011

Greve!


(Publicado neste domingo 11/9 no Jornal de Londrina)

Pra começar, um time que adora jogar pontos preciosos na lata de lixo – como se viu contra Cruzeiro e Atlético-PR. Ainda por cima, o cara ainda é obrigado a ver o maior bambi da história completar mil jogos no Morumbi lotado, numa festança invejável. E, pra completar a desgraça, o Curíntia vira o jogo pra cima do Flamengo e sacramenta a liderança.

“Nossa Senhora do Chuveiro Elétrico”, pensou Bracciola após a rodada de meio de semana, “dai-me resistência para agüentar uma situação dessas”. Foi daí que, talvez evocando os anarquistas italianos do século passado, nosso amigo palmeirense decretou greve – dele para com o futebol.

Na falta de um Tubarão no Estádio do Café, programou o final de semana apenas com cinema. Veria “O Homem do Futuro” no Catuaí e “A Árvore da Vida” no Com-Tour. Nem daria bola para o jogo com o Inter. Não queria ver o Parmera descartando coringa mais uma vez.

Tragédia por tragédia, veio à mente o 11 de setembro, que completa 10 anos hoje. Lembrou de tudo que fizera naquele dia. Era uma segunda-feira. Às oito e pouco da manhã, foi ao Centro Comercial tomar café. Viu ao vivo, pela tevê, o segundo avião de Bin Laden adentrar a torre sul do WTC e, a partir de então, o mundo inteiro teve a certeza de que o primeiro choque, na torre norte, minutos antes, não havia sido um mero acidente aéreo, e sim o maior ataque terrorista da história.

O final daquela noite e a madrugada do dia seguinte Bracciola passou no 14º andar de um edifício defronte o cemitério São Pedro. Estava ali numa missão kamikase: cair matando em cima da moradora, uma morena clara de vinte e poucos anos que, naquela época, mesmo com roupa e tudo, representava um atentado público ao pudor – especialmente para quem freqüentava o Bar Brasil ou o antigo Valentino.

Tanto fez o nosso amigo que lá pelas tantas a garota cedeu e então, ali, sob o chuveiro, já nas primeiras carícias, se fosse possível que algo desviasse sua atenção, não seria, por mais trágico que tenha sido, o ataque às torres gêmeas.

Embora improvável, seria mais fácil a Bracciola lembrar do desfecho da velha piada do palmeirense que, indignado com a esposa reclamona, seguiu a recomendação de um amigo e, na hora de ir pro estádio, para não ouvir o chororô de sempre, pegou a patroa, colocou-a de bruços no colo e, quando preparou a palmada, olhou aquilo tudo e vaticinou:

– Que futebol que nada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário