quarta-feira, 27 de julho de 2011

Balança

(Publicado nesta quinta-feira 28/07 no Jornal de Londrina)

Sentado num toco de mangueira e coçando a orelha de uma cadela gorda de pelo vermelho baixo, à sombra de uma jabuticabeira carregada de jabuticaba verde, Luís César achou graça quando viu Diomedes, no Sítio Recreio, fazendo contas com o dedo na poeira acumulada na pia do barracão, a fim de calcular o peso final do porco que tinha acabado de vender ao cunhado João Bim.

Fazia um minuto que Diô e Joãozinho tinham pesado o cocho dentro do qual, meia hora antes, o porco viajara no estrado do trator rumo à nova morada. De cabeça, Diomedes já tinha calculado o peso do porco – tirando o peso do cocho do peso total – e, agora, na poeira da pia, tirava os 20% de praxe, correspondentes, principalmente, à barrigada.

Peso total do porco: 78 kg. Peso final, sem a barrigada: 62,4 kg. Porcão, hein... Mais ou menos um Márcio Araújo. Maior talvez mais que um Cicinho.

Mas por que cargas d’água eles não levaram o porco diretamente à balança – aquelas de fazenda, em que o cidadão cutuca aquele negócio até o troço parar de balançar – em vez de pesá-lo com o cocho e depois pesar o cocho para saber o peso só do porco?

Vai saber, matutava Luís César na terça-feira, no retorno a Londrina, enquanto observava fartos exemplares de cipó-de-são-joão e ipês amarelos na beira da estrada que une a região de Ribeirão Preto ao Norte do Paraná.

– Deve ser a lógica da roça, que só o povo da roça entende.

Luís César liga o rádio do carro e fica sabendo que o Tubarão deu o troco no Grêmio de Maringá e que o Toledo surrou o Foz. Na última e decisiva rodada, o Londrina pega o Foz na fronteira e o Toledo – dois pontos à frente – encara o Serrano em Prudentópolis.

Daí, é ele quem faz as contas de cabeça. Para o LEC, campeão do primeiro turno, ganhar também o segundo e subir direto pra Primeirona, precisa vencer o Foz e torcer pro Toledo só empatar. Assim, o próprio Toledo, dono da segunda melhor campanha no geral, também sobe direto.

Mas se o Toledo ganhar o segundo turno, ele e o Londrina terão de jogar as semifinais para definir os dois classificados. E, nessa, até podem ficar de fora, porque, enfim, futebol é uma caixinha de surpresa.

– Pensando bem, a lógica da roça até que é simples. Absurdo é o regulamento do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário