sexta-feira, 20 de novembro de 2009

E o Igapó virou lagoa

A poucos dias de seu cinquentenário, o Igapó trocou de sexo. De lago, virou lagoa. É assim que o cartão-postal de Londrina está sendo tratado nas chamadas televisivas da maratoninha da Caixa, que encerra, aqui, no próximo domingo, dia 22, sua temporada nacional. A propaganda na TV - rapidinha, de poucos segundos - convida o telespectador para a prova, que será disputada a partir das 9 horas por centenas de crianças de seis a 12 anos de idade - na Lagoa Igapó 2. Pelo que pude notar, a chamada é assinada por F1 Produções, embora as imagens tremidas da minha CCE possam ter me traído. O Igapó é divivido em quatro: o Lago 1 vai da barragem à avenida Higienópolis; o 2, de lá até a Humaitá; o 3, até a Castelo Branco; e o 4, até a Mata Daher, onde nasce o Ribeirão Cambezinho. Criado pelo prefeito Antonio Fernandes Sobrinho, ilustre guaraense, em 1959, como presente para a cidade que completava, ali, as bodas de prata, o Igapó faz 50 anos no próximo dia 10, aniversário de Londrina. Arrisco-me a dizer que, nesse tempo todo, foi a primeira vez que ele foi chamado de lagoa.

3 comentários:

  1. Que vergonha, Fischer. Esse governo não perdoa nem o sexo do nosso lago!

    ResponderExcluir
  2. Se o Tio Tonico (Antonio Fernandes Pereira) ainda estivesse vivo, talvez, desse boas gargalhadas. O português casado com a Tia Rosa, irmã do Vô Nório, pai do Joaquim marido da Evanira, os quais assinam em conjunto a obra prima Mario Fragoso, nunca se conformou com o represamento do Cambezinho, pois isto inundou o barreiro onde coletava a matéria prima para a olaria que tinha do lado direito do córrego, mais ou menos em frente ao local onde os dejetos (ou serão efluentes?) do curtume da família Dequech intoxicavam, noite e dia, lambaris, mandis, piavas, cascudos e cia ltda que habitavam o curso d´água.
    Um dos programas favoritos da Família Fragoso de Almeida, nos idos de 1964-1970..., era dar banho na minhoca nos fundos da casa do Tio Tonico. O sítio do português, anos depois virou Jardim Santa Rosa, o qual foi engolido pelo Parque Guanabara. Aquele mercado municipal do lado direito da Higienópolis empresta o nome do oleiro Antonio Fernandes Pereira, Tio Tonico de saudosa memória, com seus cabelos brancos, o baralho para a paciência e as gargalhadas inesquecíveis.
    Um dia desses te passo o texto que escrevi - mais um que ninguém quis publicar - quando estourou o escândalo que devolveu o Henrique Barros (será que foi ele mesmo? são tantos os escândalos que é melhor contratar um(a) arquivologista para organizar a bagaça) à sua insignificância.

    Mario Fragoso

    ResponderExcluir
  3. Quer dizer que o Antonio Fernandes de Londrina foi prejudicado pelo Antonio Fernandes de Guará? Esses portugueses...

    ResponderExcluir