quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Em casa

À espera da costelinha de porco começar a fritar na panela, rolam Jogos de Inverno na Record. Esqui estilo livre. Saltos fenomenais. O cara pega um impulso, chispa na rampa, dá trocentas piruetas e pousa na rampa convexa, vibrando com as manobras. Os caras são bons nisso. Ontem, entre um chopp Itaipava e outro no Cine Lupulus, no telão, vi uns caras com patins de gelo soltando uma espécie de chaleira numa pista de gelo em direção a outra que está num círculo muitos metros adiante, e dois companheiros dele vão varrendo o gelo freneticamente até aquele troço parecido com uma chaleira chegar a seu destino; daí ela bate em outra chaleira que está dentro do círculo, expulsa ela dali e fica lá dentro. É a bocha do gelo. Quanto mais próximo do centro do círculo a chaleira ficar, ela ganha. Só não sei por que tem que ter dois malucos varrendo o caminho da chaleira lançada. Será que no gelo há tantos resíduos assim, capazes de mudar a direção desejada? É engraçado.

***

Ouvindo Uberaba x Londrina na Paiquerê. Vagner, ainda estamos tentando descobrir que time é teu. Vinte minutos de jogo, parece que vai dar trabalho.

***

Para quem zomba do título mundial do Palmeiras em 1951, basta lembrar que a grande obsessão do Corinthians – primeiro “legítimo” campeão mundial da FIFA – é a Libertadores. Ponto. Não tem nem comparação. Um, real, de que todos zombam; outro, ilusório, chancelado, mas de que todos zombam também. Fora os de Tóquio que, diante disso tudo, são uma piada.

***

Dê o que der, Antônio Carlos foi uma grande tacada da direção do Palmeiras. A primeira, talvez.

***

Faz quase um mês que o basquete jogou pela última vez. Esquisito, esse campeonato.

***

Preciso largar da preguiça e falar da nova empreitada profissional. Porco, sem-vergonha e preguiçoso. É o fim da picada. Agora, com três celulares no bolso.

***

Turca, na boa: nunca vi alguém tão tratante na minha vida.

***

Rose, espero que você esteja certa.

***

A todos, uma boa noite.

11 comentários:

  1. cara, eu não acredito que vc ainda está com essa história de copa rio. essa copa rio NUNCA foi campeonato mundial. por mais que vc venha com argumento de que representava tal e cousa e cousa e tal... foi um torneio promovido por brasileiros que CONVIDARAM algumas equipes estrangeiras E SÓ ISSO. NADA MAIS QUE ISSO. o curintia, por mais que me doa dizer isso e me dói, é um legitimo campeão mundial. o torneio foi organizado pela FIFA (quer vc queira quer não, ao contrário da copa rio que foi organizado por aqui mesmo) e, apesar da gambazada não ter libertadores, ganharam a bagaça.
    rogê querido amigo... para com isso... vc tá parecendo aqueles velhos que não acreditam que o homem foi pra lua com essa fita aí

    ResponderExcluir
  2. Sim, um torneio organizado por aqui, com as melhores equipes do mundo, bases de suas respectivas seleções nacionais - incluindo o Nacional do Uruguai. Campeonato Mundial. Com os melhores. Do mundo. E não foram dois nem quatro. Eram oito. E ganhamos. E fomos campeões mundiais. Se a Fifa acha que valeu ou não, eu tô pouco me lixando. Você é campeão mundial? Sou. Da Fifa? Não. E pronto. Quem quiser se pendurar no saco da Fifa, esse supra sumo da justiça e da moralidade, que se pendure. Eu estou pouco me lixando para aquele bando de gagás corruptos e oportunistas. Meu time ganhou um torneio com as oito melhores equipes do mundo uma década antes de surgirem a Liga dos Campeões da Europa e a Taça Libertadores da América. Deve ter sido mesmo um campeonatinho de nada. Diga isso aos 103 mil cariocas que pagaram ingresso para ver um time da colônia italiana de São Paulo jogando uma final contra um time estrangeiro um ano depois da tragédia do Maracanã. Pagantes, viu? Não era promoção da Nestlé, não. Faz tempo? Faz. Foi no tempo do onça? Foi. E daí? Foi por essas e outras que o Palmeiras ganhou o título de Campeão do Século, o que fez um certo clube, fodidão do caralho, escrever em letras garrafais no seu estádio: Campeão do Milênio. Isso, sim, é um mico histórico. Sou campeão mundial com todas as honras. O primeiro deles. E o maior, porque representou não apenas uma conquista futebolística, mas histórica - a partir dali, o Brasil começava a deixar para trás o complexo de vira-latas. Mas como meu time não faz parte da lista dos chapas-branca da elite e da imprensa nacionais, então fica doloroso ter de admitir isso. Eu entendo esse tipo de reação sempre que eu toco no assunto. Normal. Até por isso vou insistir sempre nele. Nós, torcedores, temos de ser meio que espelho do time - e vice-versa. E palmeirenses têm de ser igual ao Palmeiras - o time, como bem definiu Ugo Giorgetti, que está entalado na garganta de todos os outros times brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. E isso aí Bruka, põe esse parmerense na linha! rs. E agora aguenta Rogério, que abri conta no Google e vou começar a comentar aqui...

    ResponderExcluir
  4. Calma, Rogério! Não é porque o Murissica te fez mal, molestou os parmerense, que você vai surtar desse jeito. Ainda vai ter que aguentar o Ronaldaço até 2011... (e não sou gordo, sou pouco alto, se tivesse 1,95 de altura estaria no peso ideal!!)

    ResponderExcluir
  5. Também estou assistindo aos jogos de inverno. O atleta dá no máximo quatro cambalhotas no ar. E vem você bonitão com essa hipérbole? É pura provocação amoooo o seu jeito de escrever.
    MIL e muiiitos beijos. Ah, não vale falar que é hipérbole. É carinho mesmo...

    ResponderExcluir
  6. mico histórico é ficar insistindo com esse lenga lenga. não tem nada a ver com a fifa rogerio carlos, tem a ver, sim, com um torneio criado não como mundial interclubes, mas como COPA RIO. COPA RIO. foi isso q vcs ganharam. agora se vc leu um textinho do giorgetti e comprou a ideia, isso não muda os fatos.e os fatos são que o parmera nunca foi campeão mundial e quando teve oportunidade, o marcão saiu caçando borboleta forte e tomou um gol no segundo pau. se teve 103 mil ou 2050 mil pagantes, não muda o fato do torneio não ter sido organizado como campeontato mundial. se teve 8 times estrangeiros, não muda o fato do torneio não ter sido organizado como campeonato mundial. se o rogerio carlos quer porque quer que o parmera seja comsiderado campeão mundial, não muda o fato do torneio não ter sido organizado com campeonato mundial. e zéfini tá na boca do brasi...

    ResponderExcluir
  7. Oi bonitão! Sei que você é especialista em ter o nome trocado. Esse aí procede?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Não vi xeretice alguma, Lube. Só não entendi a pergunta acima.

    ResponderExcluir
  9. Amei Lube. Leio sempre a sua coluna no balaio eletrônico. Num dos seus artigos você diz que é especialista em ter nome trocado. Quis perguntar se Rogério Carlos é seu nome ou se foi mais uma troca, depois de tantas...

    Mil e muitos beijos.

    ResponderExcluir