sexta-feira, 5 de março de 2010

Elocubrações na madrugada

Só nos resta - a todos, mas principalmente a nós, porcos escorneados - apelar à galhardia e admitir que esse Santos é o bicho da goiaba. Conseguiram reunir num time um bando de moleques bão pra carai, no auge da petulância e nos cascos. O que o Robinho fez hoje foi espetacular. Temos que checar o gatorade dele. O cara tá simplesmente voando. Sempre achei, mesmo na pior dele, que é o diferencial da seleção. O cara capaz de resolver quando a coisa estiver no bico do urubu. Não que Adriano, Fabiano, Kaká não possam. Mas se tiver o poder de pedir a quais pés a bola tem de estar faltando 30 segundos, eu pediria que caísse nos pés de Robinho. Qualquer um da equipe pode pegar um chutão, aproveitar um chuveirinho, dar um voleio, mas, em termos de potencial, ele ganha de todo mundo. Porque, na hora em que a onça estiver acabando de beber água, talvez necessitemos de alguém que combine deslocamento, agilidade, domínio e conclusão. E isso não vamos encontrar em nenhum outro no time de Dunga. Só nele. Quem sabe seja jusamente o que precisamos para, por exemplo, dar um coro na França - o que, mesmo com Robinho, não conseguimos em 2006. Seria bom, só para colocarmos os pingos nos is. Então, mas o assunto é o Santos. E vamos combinar: tem uns três jogando que nem ele no time - mais até. Há quem ache - Chicão, na entrevista após o "chapéu" do Neymar - que Ganso é quem comanda o time. Para eles, é bom que seja. Libera aquele trio de capetas - Neymar, Robinho e André - a infernizar o adversário. No golaço do Robinho de hoje, os caras chegaram a quase tropeçarem juntos na bola, tamanha a velocidade dos moleques. E tem gente experiente - tipo Marquinhos, que o Palmeiras quis, mas para variar perdeu - para dar suporte a esse cenário dantesco - para nós, porcos indignados.

***

Estamos, nós, os porcos, escorneados porque a situação do time nunca esteve tão ruim. Nem quando caiu, nem nada. O time parece ter pegado uma ladeira sem fim. Nada dá certo. Maldição do Keirrisson. Ali começou a dar tudo errado. Quando começa assim, não adianta passar 19 rodadas na liderança; uma hora a casa cai. A maneira como a direção atuou no episódio só não foi pior do que nas duas vezes em que negociamos Love - quando vendemos e quando contratamos de novo. Duas besteiras monumentais, que nos custaram muito caro.

***

O Corinthians montou o melhor time que poderia montar. Todo mundo chamando os caras de véio, mas Libertadores, mermão, além da faca nos dentes, você tem de ter a bola no pé. E o Curintia tem volantes (no time e no banco) que sabem jogar, e com juventude. E o Gordo vai estar rodeado - como um ano e pouco atrás - de cobra criada: Iarley, Tcheco, Jorge Henrique, Defedorico, Dentinho. Defesa boa, apoio bom. Se não der bicho nessa goiaba, o que é comum quando se reúne muita vaidade, vai ser foda segurar os caras. O que nos conforta é que o Felipe sempre pode nos dar alegrias - embora possa executar milagres também, e isso é importante - e o time parece ficar nervoso muito facilmente. Vide a derrota pro Santos. Ficou todo mundo pilhado. Mau sinal, apesar de todo o favoritismo.

***

Menos mal que o São Paulo não esteja aquelas coisas. Acho que para barrar o Curintia na Libertadores vai ater de ser Inter ou Flamengo. Mais até para o Cruzeiro, de repente. Vai ter de se por aqui mesmo. Os argentinos não vêm com muita coisa, e paraguaios e colombianos parecem ser as maiores ameaças da América Espanhola. Convenhamos, não dá pra tirar o sono de ninguém. Não está jogando nada mas parece que acertou desta vez, com Fernandinho. Porque com Léo Lima, aquele zagueiro que era do Santos e não sei mais quem... Houve contratações que contrariaram a pose de certinhos e infáliveis dos bambis.

***

Se não encontrar com a França desta vez, para darmos o esperado chega-pra-lá nos caras, pelo menos que - se vier - que vençamos a Espanha. Não me venham com perder para a Espanha, pelo amor de Deus.

***

E esse cheiro de Argentina no ar?

***

Enquanto está contribuindo para reforçar substancialmente a seleção ao resgatar a alegria de Robinho, o Santos já projeta os atacantes de 2014.

***

Nada a ver esse papo de 800 metros de muro alto isolando o Estádio do Café do resto da Terra. Vai ficar parecendo campo de concentração. Com todo o respeito à PM, que deve mesmo agir em nome de segurança, mas nesse caso parece que é a Federação quem tem pegado pesado demais. Se o estádio tem pontos vulneráveis, arrume-os. Tirar a visão de quem vai ao Café do autódromo é uma possibilidade muito ruim. Aliás, toda aquela área na entrada do estádio deveria estar todo ajardinada, agradável de se ver. Assim, tenham certeza de que ninguém vai vazar por ali na frente de todo mundo. As pessoas entram sorrateiramente no estádio porque há vazão para isso, há brechas para isso. Essas brechas têm de ser anuladas. Pô, melhorem aquele alambrado que já separa o estádio do autódromo, cuidem das fronteiras do autódromo, transformem toda a área em algo legal para se ver. Londrina não sabe cuidar de seus patrimônios. Os banheiros da margem do Igapó na real nunca foram utilizados. Sempre foram utilizados sim, mas para neguinho pichar algum desaforo direcionado a quem sempre anda por cima da carne seca por aí - não que eles não mereçam. O espaço onde foi encenada "A Tempestade" não sedia mais nada lá. O campo daquele troço que os japoneses mais velhos jogam está às moscas lá no fundo do Zerão. As quadras e o gramado pelo menos estão sendo bem movimentados. Há recursos, há servidores - ou deveria haver - para cuidar do Estádio do Café e mesmo assim vira e mexe está interditado porque não se arruma isso, não se arruma aquilo. Tenham dó. Faz mais de um ano que o Londrina garantiu classificação para a Copa do Brasil de 2010 e chega a hora de jogar e não tem estádio? A cidade anda fazendo muita besteira. Não enterrar a fiação na reforma do calçadão vai perpetuar aquela feiúra que está lá unindo postes. Tem um bendito viaduto na PR-445 que nunca acaba, nem avança. A cidade está precisando de uns lances positivos, que motive a gente, que alavanque alguma coisa. Não de um muro de 800 metros de comprimento e três metros de altura em volta do lugar onde mais se conseguir reunir londrinenses. Já pensaram, cidadão, chegar em 2014, Copa no Brasil, e nós com o Estádio do Café cercado por um muro? Não construam, por favor, se for para derrubar depois.

2 comentários:

  1. o curintia perdeu a libertadores quando seo Roberto Carlos prometeu o titulo pra torcida, além do que, esse clima de já ganhou não cola no torneio porque a gringaiada estão pouco se fudendo, e vem pra cima memo. e aí não importa se é time colombiano ou paraguaio. e libertadores - melhor eu explicar por q vc não está acostumado a disputar - com exceção de river e boca, camisa não ganha jogo não viu seo rogério carlos?

    cheiro de argentina no ar? de novo essa viadagem??

    ResponderExcluir
  2. Piada pronta, a la Macaco Simão: a única coisa que cheira na Argentina é o Maradona. Háháhá!

    ResponderExcluir