quarta-feira, 1 de junho de 2011

Barça furado

(Publicado nesta quarta-feira, 01/06, no Jornal de Londrina)

Bracciola havia planejado uma comilança com os amigos para depois da Fórmula 1 até a hora do jogo do Tubarão, mas ao agüentou esperar o domingo. Acordou no sábado e, sabe como é, deu aquela coceira. Afinal, se não tinha Londrina nem Parmera, teria Barça x Manchester na finalíssima da Liga dos Campeões. Sorte que a gaveta do freezer já estava recheada.

Aliás, pensou, o fabricante de geladeira deve ter se mancomunado com o fabricante de cerveja, porque a gaveta abaixo do congelador comporta, direitinho, 12 latinhas, um fardinho completo, sendo duas filas de cinco e, atravessadas ao pé delas, as outras duas, sobrando apenas espaço para a mão capturar a primeira e iniciar o extermínio.

Devidamente abastecido, convocou, por telefone, meia dúzia de salafras de reputação ilibada, e por volta de meio-dia deram início a um chega-e-traz de cerveja, pão, tomate e carne que mataria de inveja até quem anda guardando grana pesada em casa ou no carro.

À espera do jogão, os convivas tagarelavam à vontade. Nilton Peteleco dizia que quer porque quer gravar as modas de Tião Carreiro que ecoavam na varanda. Blau-Blau não botou fé na história de que o manda-chuva dum certo órgão público aí botou a própria mulher na tesouraria. Dorico avisou que dali algumas semanas terá mandioca boa na chácara do Limoeiro. Apoleta anunciou que na segunda-feira vazaria para o Nordeste, para comemorar 66 anos.

Iniciado o pega em Londres, a turma passou a se revezar entre a TV na sala e a costela na brasa. Nesse vaivém, quem chegava à tábua de carne relatava o mais recente lance genial do Barcelona, cujo time tocava a bola de pé em pé – o adversário como mero coadjuvante de um espetáculo que Sepp Blatter não foi ver porque, enfim, o presidente da Fifa, ultimamente, anda com coisas mais importantes para resolver.

Bracciola era o único que não desgrudava os olhos da TV. Ficou verdadeiramente encantado com Messi, Iniesta e Xavi. Talvez ainda estivesse com o Barça na cabeça quando, no dia seguinte, viu seu Parmera empatar aos trancos e barrancos com o Cruzeiro em Minas.

Do outro lado do quarteirão dava para ouvir os impropérios toda vez que a bola caía nos pés de Tinga, Gabriel Silva ou Adriano Michael Jackson.

2 comentários:

  1. Foi uma tentativa - talvez infeliz - de fazer um trocadalho do carilho com barca furada, contrapondo o Barcelona de Messi e Inieste com o Parmera de Gabriel Silva e Michael Jackson.

    ResponderExcluir