quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A alta sensibilidade de Elias Haddad

(Publicado na seção Boas Histórias, do site da Sercomtel)




Na sua luta diária e obstinada contra limitações, preconceito e todo tipo de adversidades, os portadores de Síndrome de Down de Londrina conseguiram uma vitória expressiva: inscrever o nome de um dos seus na relação dos bons fotógrafos de uma cidade que se orgulha de abrigar um grande número de talentosos profissionais do clique.

Há poucas semanas, Elias Lourenço Haddad – garotão da safra 1989 – lançou seu quinto calendário fotográfico de Londrina. Assistido por Airton Procópio, o Caximbo, que o conheceu há um ano e ofereceu seu estúdio e seu know how ao rapaz, Elias flagrou o dia-a-dia dos funcionários e os apetitosos pratos do Vira Verão, lanchonete que patrocinou o trabalho.

Para isso, além da assistência de Caximbo, renomado fotógrafo publicitário, Elias Haddad utilizou uma Nikon D5000 – algo inimaginável para quem, quatro anos antes, perambulava por aí com uma dessas maquininhas digitais que se compra por trezentão em muitas lojas do centro da cidade.

Pois foi com uma dessas que Elias lançou, em 2007, seu primeiro calendário, batizado de “Visão de Londrina”. Sugestão de Madalena Sant’Anna, sua terapeuta ocupacional desde o nascimento, nele Elias retrata paisagens urbanas da cidade. “Madalena viu a fotografia como um foco para uma futura profissão do Elias”, conta a irmã, Mariana Haddad.

No calendário-2007, são recorrentes imagens da avenida JK, passagem obrigatória para todas suas atividades rotineiras – pedagógicas, culturais e ocupacionais. A explicação número dois é que Elias ficou fissurado na minissérie JK, exibida pela Rede Globo.

Noveleiro juramentado, Elias Haddad batizou o calendário seguinte de “Pé na Jaca” – não por acaso, título da trama global daquela época. “Gostei duma jaqueira que vi na UEL”, conta ele, que clicou o pé de jaca do campus, do sítio da família e complementou o trabalho de 2008 com imagens bucólicas das quais sobressai um interessante contraste de cores e de luz-sombra.

O terceiro trabalho, de 2009, tem o sugestivo nome de “Páginas da Vida Real”. Elias fotografou pessoas de seu convívio, grande parte clientes da terapeuta Madalena. As fotos foram feitas a partir de uma Canon de propriedade de Silvia Frantz, profissional que passara a dar aulas a ele aos sábados. O coração de Elias bate mais forte pela página de outubro – o mês em que ele aniversaria é ilustrado pela namorada Dariane.

O calendário-2010, “Construindo Londrina”, traz prédios e lugares que fizeram a história da cidade: o monumento ao Marco Zero, as plataformas da velha rodoviária, o acesso principal do Colégio Mãe de Deus, a réplica da primeira igreja católica no Perobal, os edifícios alinhados do Centro Comercial, a imponente Santa Casa, a fachada repleta de mistérios do Júlio Fuganti e, por que não, um sino com o esvoaçante pano que aciona o badalo.

A foto de uma igrejinha a caminho do sítio da família, no Patrimônio Regina, foi selecionada entre as 100 que ficaram expostas na Livraria Porto por conta de uma das maratonas “Clique seu amor por Londrina”, que reuniu centenas de fotógrafos profissionais e amadores. Um prêmio realmente significativo para quem foi submetido a operações de cataratas nos dois olhos e, conforme estimativas médicas, detém apenas 30% de visão.

Caximbo afirma que Elias foi uma grande surpresa. “Quando propus dar aulas a ele, imaginava que teria um nível de dificuldade maior, mas o retorno do aprendizado foi excelente”, avalia o profissional. “Passei orientações sobre enquadramento, composição, ângulo fotográfico, e ele assimilou tudo muito bem.”

Engana-se quem pensa que a vida de Elias Haddad é sair por aí fotografando. Clicar é apenas uma das várias atividades a que o garoto se dedica todas as semanas, o que inclui fonoaudiologia, academia de ginástica, teatro, as aulas com Caximbo, o trabalho de garçom num restaurante da avenida Bandeirantes. E aos sábados, além da computação, porque ninguém é de ferro... “Eu namoro!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário