sábado, 8 de agosto de 2009

Em Guará, de olho naquele porquinho do Diô

Ufa, de volta a Guará-SP. Passei em Ibitinga, peguei a Natália e chegamos hoje para uma semana de férias, antes de voltar a Londrina para concluir a última pauta da SUB15, revista que será lançada mês que vem na esteira da Copa Brasil, para a qual Ricardinho da Guia, Samuka, Andrea Monclar e eu prestamos assessoria durante quase um mês. Será uma revista focada nesta categoria de base. A ideia é, entre outros objetivos, bombar a Copa Brasil - que o PSTC idealizou, há oito anos - de tal forma a transformá-la no Campeonato Brasileiro Infantil de verdade. Status, ela já tem. Obtendo a chancela da CBF, é caixa!




Bem, chegamos, Natália e eu, no meio da tarde, almoçamos e já embarcamos para o sítio, com meu pai e minha mãe. Aos 13 anos, minha filha só anda para lá e para cá com a máquina digital. Registra tudo. Já é tipo ferinha em computador, autodidata. Talvez o caminho dela seja por aí. As fotos desse post são da dita cuja. Antes de chegar ao sítio, paramos no sítio vizinho, do tio Diô, onde ela flagrou o início de um passeio da turma que churrasqueava lá, por conta dos 6.3 do Diomedes. Era tanta criança empaçocada que achei que a pampinha ia arriar.




Antes de abandonar o recinto, demos um pulo na baia da porcada, onde o Diô cria suculentos tucuras, na Grotinha. Minha mãe já havia me adiantado que a Ciló, diretora-executiva do Comitê Organizador dos Festejos dos Noventa Anos da Dona Zizinha, abandonara a encomenda que havíamos feito ao Diomedes, que estava - ainda está - guardando um enxutinho para nós abatermos nas vésperas da festa, dia 30 agora. E eu que já estava lambendo os beiços, visualizando pernis, paletas e costelinhas do mais puro porco caipira sobre a mesa, com aquele bando de Tizziotti se revezando entre o copo e garfadas extemporâneas, daquelas de arrancar nacos, para desespero da muguegada. Olhei para o malhado hoje com ares de melancolia. Como presidente do Comitê, ainda não convoquei Ciló para depor no Conselho de Ética, mas suspeito que o recuo seja por questões financeiras. A despesa seria rachada em três, os três filhos da dona Zizinha - Zé Ficha, Ciló e João Luís. Sozinho, é difícil suportar a encomenda. Daqui a duas semanas, o tucura deve estar perto de seis arrobas. Noventa quilos. A seis pilas o quilo, em pé, a conta vai bater nos quinhentão. Talvez o Diô, na camaradagem, deixe por uns R$ 350, R$ 400. Morto e limpo. Ei, alguém aí se habilita a rachar essa conta comigo? Neste caso, a guloseima estaria aí em Londrina na primeira semana de setembro. Marquinho Feio? Poka Marques? Apolo Mário? Batata? Ricardinho? Estou imaginando aquelas partes todas no forno a lenha da Casa de Peroba Rosa... Meu, a linhagem do Diô vem de décadas. Caipira puríssimo. Diô chegou a cruzar a porcada dele com javali. Uma vez, em Maringá, eu e Walter Tele comemos uma costelinha na brasa, na Zona Cinco. Perguntem a ele o resultado.



Uma vez no sítio, a Natália pôs-se a fotografar tudo e todos. Fui flagrado no alto de um pé de poncã, disputando as últimas, lá da ponta, com os sanhaços. Em vão: os galhos finos não permitem aproximação. Os passarinhos devem dar risada quando nos veem nessas situações de absoluta impotência. Lembro de uma crônica do Armando Nogueira, que, entre outras estrupilias, é adepto da asa delta, descrevendo o sentimento de alguém lá em cima, naquele troço, tentando dar uma de pássaro, "sob o olhar desdenhoso dos urubus". Caraca, "sob o olhar desdenhoso dos urubus". É isso!
***

Flagramos também miquinhos zanzando entre o pé de tamarindo (carregado) e o de cajamanga (desfolhado). Tentem encontrá-lo aí em cima. Depois faço um post para uma foto em que eu e a Natália estamos ao lado de um pé de babaçu. Gigantesco. Animal.

2 comentários:

  1. Zé, deu agua na boca, se não estivesse tão longe, Vitória da Conquista/BA, ia até Londrina saborear esta leitoa.

    ResponderExcluir
  2. Uai, Ivan, se vocês estiverem de carro, voltem por Minas, peguem a Anhanguera e a bagaça está feita: deem uma parada em Guará e pronto. Abraços.

    ResponderExcluir