sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Em família

Sei lá, acho que, muitas vezes, as pessoas confundem as coisas. Espera-se pela meia-noite de Natal como espera-se pela meia-noite do reveillon. Pensa-se em Cristo com uma champagne nas mãos. Mesa farta, fogos de artifício. Mas tudo bem. Não quero ser o chato da paróquia. Importante estar todos juntos, na medida do possível. De qualquer maneira, família reunida é bom. Se há fartura, melhor ainda. Acabei de tomar cerveja, de comer rocambole de carne com queijo, uma ou outra lasca de lagarto recheado e, dados os abraços, caí de boca na sobremesa, que estava chique no último. A "soca", como a gente chama aqui os restos de uma festança, a gente vai levar amanhã (ops, hoje!) para o sítio, onde todos vão se reunir novamente em volta de uma mesa farta.

***

Tomara que rolem mais histórias (ops, estórias!) como as que rolaram agora. Família reunida é bom para isso. Você relembra ou fica sabendo de coisas do arco da velha. Passei a saber que teve guaraense jogando no Fluminense e no Vasco. No São Paulo - caso do meu amigo Daniel - eu já sabia. Dié, como é conhecido, começou no Orlândia, passou pelo América e acabou no Morumbi. Foi reserva de Nelsinho na lateral-esquerda durante um ano e meio. Quando Paulinho Alcântara jogou no XV de Jaú, levou o irmão Betão, que integrou aquele time do Cilinho. Por conta disso, Alfinete (jogou no Corinthians) e Luís Carlos (Santos) pularam alguns carnavais aqui em Guará. Betão atuou também pelo Botafogo de Ribeirão, foi ídolo no CSA, jogou na Seleção Brasileira de Juniores e foi levado por Cláudio Coutinho para o América do México. Hoje treina a Inter de Limeira. Foi ele quem levou meu irmão para a Ferroviária, em meados da década de 90.

***

Fico sabendo que muitos parentes acompanharam a decisão da Copa de 70 aqui em casa. E, claro, teve rolo. Um tio do meu pai, Orlando Tizziotti, brigou com dois genros antes de bater por aqui. Quando ficaram sabendo que Lando torceria pela Itália, os genros o expulsaram. Tio Lando chegou aqui e meu pai, sem saber das confusões anteriores, brincou com ele: "Olha lá, hein, tio, não vai me torcer pela Itália". Tio Lando mandou meu pai à pequepê e foi chorar as pitangas com minha vó. No dia seguinte, aparecem em casa dona Zizinha - a última dos Tizziotti viva, aos 90 anos - e Paulo Fischer, tirando satisfação com o filho, que ficou uns 10 dias sem aparecer na casa dos pais, por causa do tio brigão. Ainda bem que o Brasil enfiou 4 a 1 na Itália.

***

Muita gozação para cima do Papelão, a mercadoria que, depois de muito insistir, conquistou a tia Dite. Toda vez que ele dá uma de bonzão, a gente martela ele com antigas passagens em que ele se humilhava na porta da casa do meu avô. E vice-versa: quando a gente enche o saco dele, ele se gaba de ter casado com a aposentadoria mais polpuda da família. No fim, tudo acaba em pizza.

***

Sacanagem o calendário deste ano: Natal e Ano Novo na sexta, com concentrações na quinta e com sábado e domingo pela frente. Não há fígado que aguente.

***

Bem, passado o Natal, fica o desejo para todos de um próspero 2010, nessa terra de Dantas de mais e Bortolottos de menos.

3 comentários:

  1. belo blog,torço pro XV de Jaú e como é bom de saber que o XV tem uma história bem lembrada por poucos.abraços.

    ResponderExcluir
  2. Legal ouvir suas histórias de família.

    ResponderExcluir
  3. (De uma grande mulher, por e-mail)

    Acho que você tem toda razão quando diz que as pessoas confudem as coisas em relação ao Natal. Na minha opinião é mais uma data comercial (minha mãe não concorda!).
    É estranho como todos pensam na comida, bebida, presentes e mal se lembram do verdadeiro sentido da data, que é: Aniversário da minha filhota!!!! (rsrsrsrs).
    Meus Natais só não são piores porque sempre tive o niver da minha filha pra comemorar, mas agora nem isso salva.
    Antes era uma correria - presentes chegando, bolo, docinhos, crianças correndo... Agora estou sozinha, a casa está super quieta. É horrível!
    Estou orfã de filha (rsrsrs). O mais engraçado é que desejamos tanto um pouco de sossego quando são pequenos e agora, sentimos falta da zona que era. Vai entender né?
    Seu blog está ótimo!

    ResponderExcluir