quinta-feira, 18 de junho de 2009

Palmeiras empata, Corinthians ganha. É a treva!

Demorei para postar algo hoje sobre futebol. Só agora de noitinha estou conseguindo concatenar as ideias. Ressaca monstro. Esse Parmera ainda me mata. Maledeto. Tomei quatro Skol no Bar do Moitinha aguentando um corintiano gritando a toda hora que o Parmera ia se fuder. Disseram que o cara tem um parafuso a menos, mas, caraca, aquilo passou da conta. Eu e meu irmão, mais um punhado de palmeirenses, gastamos tolerância por três encarnações. Daí saí atrás de outro bar aberto aqui em Guará. Parei no Zezé e tomei mais não sei quantas. Capotei sem comer. E a cabeça está um caco. Phoda não foi cair fora da Libertadores. Foi cair fora precisando de um golzinho só e o maldito jujú não me dá um pênalti claro, e ainda por cima ver o Curíntia colocar a mão na taça com um gol irregular. Já estávamos encafifados com erro de arbitragem desde o pega com os bâmbis, no Palestra, naquele pênalti claríssimo ignorado pelo juiz. Agora, essa. O Christian cobrou a falta que resultou no gol do Gordo com a bola rolando. E cobrou ao lado do Héber Roberto Lopes. Conheço ele. É de Londrina. Quando o Galvão Bueno fez sua primeira festa de aniversário na cidade, depois de casar com a Desireé, o Heber passou no Bar do Robertinho antes de seguir para o Empório Guimarães. Ou seja, antes de flertar com a elite, tomou uma com a rapeize. É um bom sujeito. Mas queimou o filme para a decisão. Com a falha de ontem, fica difícil ser indicado para apitar em Porto Alegre. Agora só falta o São Paulo reverter a vantagem do Cruzeiro, logo mais. É a treva!

***

Nem dá pra reclamar do Palmeiras. O time lutou muito. Foi bravo. É limitado e, pior, com um treinador que lastra-se muito mais no gogó do que na capacidade técnica. Dizia a amigos: "Você quer ser campeão com Fabinho Capixaba, é isso?" Não dá, né? Capixaba até que já foi afastado do time, mas o Palmeiras tem muitas deficiências para quem quer levantar a Libertadores. O pessoal da zaga é esforçado, aguerrido, emociona até pela garra, mas todo mundo fraquinho. Nossa esperança era o Edmilson, mas o cara vai me machucar sério, pô. Ele machucou nas vésperas daquele pega com o Corinthians em Prudente. Com ele, poderíamos ter ido mais longe na Libertadores. E não teríamos tomado aquele gol do Gordo, o gol do alambrado derrubado em Prudente. E o Gordo teria demorado bem mais para fazer o que fez de lá pra cá.

***

Em Montevidéu, os atacantes falharam feio. Eles não tinham direito de perder oportunidades claras numa partida em que se sabia que seria infernal, com pouquíssimas chances. Naquela cobrança de escanteio de Cleiton Xavier que bateu na trave, o Keirrison mostrou que o faro de gol dele está precisando de uma calibrada. Se ele fica parado, a bola voltaria na cabeça dele e era só empurrar com o gol vazio. Se a bola foi lá no alto, com o goleiro na jogada, o que ele foi fazer lá? Cabecear a trave? E Obina poderia ter dado já o retorno de sua contratação. Duas chances claras. Na segunda, aquela de cabeça, por que o cara foi jogar o corpo no ar, meu Deus? Por que não permancer com os pés no chão, para dar mais precisão ao cabeceio?






A culpa é do Luxa mesmo. Afinal, qual a contratação que deu certo? Vamos fazer um breve balanço, então. Keirrison começou a temporada arrasador, mas já anda devendo, mas tudo bem, é promissor e coisa e tal, além do que essa contratação já vinha sendo namorada há tempos, Luxa tem pouco a ver com isso. Obina, o emergencial, falhou hoje. Willians ainda não aconteceu. Mozart também não. Marquinhos é uma piada. Fabinho Capixaba também, só que de mau gosto. Jeferson, idem. A zaga, tadinha. Muito voluntarismo, pouco talento. Jumar, Sandro Silva, argh. Então, seu Luxemburgo. Qual é?

***

Ronaldo mostrou que é o cara. Incrível como não conseguem marcar o sujeito, apesar daquela pança toda. O Corinthians fez o melhor resultado possível, levando-se em conta uma decisão equilibrada, claro. É muito difícil imaginar uma reação colorada, apesar de toda a qualidade do time gaúcho. E também é muito difícil que o Corinthians vá perder a Copa do Brasil dois anos seguidos do mesmo jeito. Ano passado, fez 3 a 1 no Sport e levou 2 a 0 no Recife. Desta vez, 2 a 0 contra ainda dá pênalti. O Inter vai jogar pisando em ovos. Se levar um, precisa fazer quatro. Não é mole não.

***

De manhã, seleção. Legal, o Dunga ter colocado André Santos, Miranda, Ramires. Não mexeu com a estrutura do time e deu a chance aos novatos. O único que não se deu bem, na minha opinião, foi o lateral do Corinthians. Jogou com o freio de mão puxado. Tudo bem, era a estreia do cara na seleção, competição oficial e o escambau, mas fiquei com a ligeira impressão de que a amarelinha pesou. Vamos ver...

***

Maicon voltou bem. Estamos bem na lateral direita. A esquerda é que ainda é o problema. E deu pra perceber que, mesmo exercendo cargo de confiança do treinador, Gilberto Silva está começando a se sentir ameaçado. Contra os EUA, correu com um doido, apareceu na área adversária várias vezes, quase fez gol por mais de uma vez. O Ramires realmente é bom, pode contribuir muito com o time, mas na vaga de Gilberto Silva, não na de Elano. Coragem, Dunga!



***


E a Itália me perde do Egito na Copa das Confederações! Pagou o pato pelo fato do juiz ter dado aquele pênalti para o Brasil contra o Egito. Os egípcios jogaram com uma gana fora do comum e a atual campeã, repito, pagou o pato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário