domingo, 14 de junho de 2009

Seção família

Depois do aniversário da dona Maura na sexta, regado a cerva, refri e salgadinhos, além do indefectível bolo cuca da Ciló, rolou feijoada na casa da vó, sábado. Trabalho duro para a Ciló e a tia Vera, que lidaram com as carnes, e a vó Zizinha, que, quase aos 90, picou toda a couve que o João Luís trouxe do sítio. À tarde, o único programa possível após dois pratos ignorantes de feijuca: jiboiar ao sol, em mais um dia frio nesse pedaço geralmente tórrido do interior paulista.

***

Nos birinaites pré-feijuca, a gente vai colocando a conversa em dia e fica sabendo das coisas que andam rolando em família. João Luís, que arrendou os sete alqueires agricultáveis do sítio para a usina, a fim de saldar dívidas bancárias, e virou tratorista da própria usina, conta que descobriu o autor dos últimos furtos de frangos e galinhas lá no Barro Preto: uma sucuri que certamente habita a represa do sítio vizinho e anda fazendo suas refeições nos domínios dos Fischer. Ele viu a baita com um frangão gordo na boca, arrastando-se no mato. E, parece, agora está também explicado o sumiço de dois cachorros pequenos, meses atrás.

...

Emerson, que trabalha no setor de habitação da Caixa em Ribeirão Preto, conta que a partir de segunda-feira assume a gerência da CEF em Cravinhos, a 15 km de lá. Boa sorte ao primo, que disse ter visto na internet uma dessas compilações sobre "Placas do Brasil". Uma delas, segundo ele, dizia: "Banho e tosa: aqui seu cão sai um gato"! Não é à toa que a propaganda brasileira é uma das melhores do mundo.

***

À noite, quermesse na praça. E o reencontro com um monte de velhos amigos. Vinho quente, batata frita, leilão de prendas, cerveja com o primo Dim até altas horas. Agora cedo, além da ressaca, os preparativos para irmos para o sítio, "renuir" a família, com disse o Dim, bebum, na sexta à noite, sem conseguir pronunciar o "reunir" de jeito nenhum. À noite, talvez mais quermesse, último dia, depois de ver Palmeiras x Cruzeiro no bar do corintiano Moitinha.

***

Bom domingo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário